Conhecendo seu Telhado


Com o passar do tempo as telhas naturais e esmaltadas acumulam pó e incrustações. Dependendo da umidade local e do grau de exposição ao sol e ao vento, a sujeira acumulada nas telhas poderá favorecer o aparecimento de limo e fungos. Estas ocorrências são consideradas normais e aparecem em qualquer tipo de telha, independente de serem esmaltadas com esmalte cerâmico vitrificado ou poliéster. No atual estágio de desenvolvimento tecnológico, todas as telhas nacionais esmaltadas com esmalte cerâmico vitrificado, apresentam a característica de gretagem ou craquelê ( formadas por diferenças de tensão entre o suporte cerâmico e o vidrado, o corpo cerâmico aumenta de tamanho pela ação da umidade ) da superfície esmaltada. No revestimento em poliéster não aparecem estas gretagens, mas convém lava-lás periodicamente de acordo com a localização do telhado, observando a presença de pó e umidade, exposição ao sol e ao vento.

 


A aflorecência causada pela presença de sais solúveis nas argilas, poderá, após meses ou anos de uso, causar o aparecimento de pó branco na face inferior da telha. O pó é removível quase em sua totalidade por escovação. No caso das cumeeiras, o cimento poderá ser fonte de sais solúveis, portanto cuidado com o excesso de massa de cimento no emboçamento, pois o excesso pode causar danos ao produto.

 


As resinas utilizadas para fabricação do poliéster, são as mesmas utilizadas na fabricação de tintas automotivas, que necessitam de limpeza periódica para remoção dos resíduos acumulados devido a exposição as intempéries. Como qualquer produto exposto ao clima poderá haver diminuição gradativa do brilho das telhas, variando conforme a região onde está localizada a obra. Nas cores escuras a degradação é maior do que nas cores claras. O acúmulo de impurezas e sujeira nas telhas, vai sendo agregado a superfície devido à ação dos raios solares que impregnam estes resíduos na superfície do revestimento. Para prolongar a vida útil do brilho das telhas sugere-se uma limpeza periódica Em nenhuma circunstância deve-se usar para limpeza produtos abrasivos, ácidos, alcalinos, solventes em geral ou produtos que contenham acetona ou éter. Não utilize equipamentos de pressão d’água, tipo lava-jato. Evite acidentes utilizando sempre cinto de segurança ao fazer qualquer manutenção ou instalação no telhado, pois as telhas são muito lisas.

 


A análise estética da cobertura deverá ser feita a uma distância mínima de 6 metros.Verifique o aspecto das telhas logo no início da colocação (primeiras 500 peças), caso seja obrservado qualquer irregularidade, recomendamos entrar em contato com o revendedor ou representante local,

 

CONHEÇA SEU TELHADO